top of page

MAGDA MAYA

sustentabilidade.com.ciência

GFF_3321_edited.jpg

Magda Helena Maya

Dra. em Desenvolvimento e Meio Ambiente 

Escritora | Palestrante | Educadora |
Divulgadora Científica | Creator Linkedin

Fundadora da Escola de Sustentabilidade 4.0

 

RECEBA POR E-MAIL

ÚLTIMAS UNIDADES

SIGA-ME NAS REDES

ABC da Sustentabilidade - Letra A



Você já prestou atenção em quais são as 05 “coisas“ essenciais da vida, sem as quais você não poderia viver razoavelmente bem ou mesmo nem conseguiria se manter vivo?


Pensar nisso em um contexto social onde o consumismo, as redes sociais e manipulação da mídias predominam fica muito difícil não é mesmo?


Isso porque a maioria de nós está vivendo quase o tempo todo no modo “piloto-automático“, onde acordamos pra trabalhar, trabalhamos pra comprar coisas e compramos coisas pra descartar.


Estando nesse piloto-automático nem sempre prestamos atenção no essencial para a nossa própria sustentabilidade enquanto criaturas vivas e pertencentes à natureza.


Então aqui vai uma pequena e breve lembrança sobre 05 coisas essenciais para nossas vidas, as quais - coincidência ou não - começam com a Letra A:


AR - O limite humano sem respirar é de 03 minutos


Sem oxigênio, neurônios são perdidos até que ocorra a morte cerebral. Nesse pequeno espaço de tempo o coração pode sofrer lesões e infartos.


ÁGUA - O limite humano sem ingerir água é de 04 dias


Nosso corpo tem aproximadamente 40 litros de água. Ao perder cerca de 20% dessa água, as células murcham e o sangue fica viscoso, dificultando o trabalho do coração. Resultado: mal-estar, inconsciência e, no fim, morte.


ALIMENTO - O limite humano sem ingestão de alimentos é de 20 a 30 dias


Sem alimento a taxa de glicose despenca no sangue. Por sua vez o corpo começa a consumir seus estoques de gorduras. Depois, avança sobre as proteínas, até que se atinja o estado de inanição, onde há alteração da pressão arterial, comprometendo os órgãos internos e culminando na morte.


ABRIGO - Limite humano para calor: cerca de 50ºC (temperatura ambiente); Limite humano para frio: cerca de -27ºC


Aqui estão considerados os abrigos construídos e também as vestimentas. Ou seja, todo o aparato para que sejamos capazes de suportar frio ou calor.


AMOR - Vamos falar de solidão?

Um estudo realizado pelas universidades Britânicas de York, Liverpool e Newcastle, associando a solidão com problemas de saúde, onde 181 mil pessoas foram acompanhadas em seus cotidianos. A conclusão foi que quem vive sem amigos e longe da família tem 30% mais chances de ter um ataque cardíaco ou um derrame. 


De acordo com a pesquisa, isso acontece porque as pessoas mais solitárias tendem a cultivar hábitos nocivos, como fumar, beber e não praticar esportes. Mas outros estudos já explicaram essa relação de uma forma mais orgânica: ter amigos diminui o nível de cortisol (hormônio ligado ao estresse) no organismo,  o que minimiza os riscos de sofrer de problemas do coração. 


OK! Agora que falamos sobre esses 05 As essenciais para a vida e nosso bem-estar, vamos fazer a ponte sobre o que isso tem a ver com natureza, sustentabilidade e ecoalfabetização*.


Ar, Água e Alimento vocês já devem saber que são todos fornecidos pela natureza sim?


Tudo, absolutamente tudo o que temos depende da natureza e seu sistema climático em condições de normalidade, dentro daquilo que conhecemos há cerca de 10.000 anos (revolução agrícola).


Então vejamos:


1. Se a temperatura do planeta está se modificando sem que saibamos exatamente onde vai parar, a tendência é que haja uma maior escassez hídrica em algumas áreas e grandes desastres de alagamentos em outras áreas. Some-se a isto o fato de estarmos poluindo nossas águas e aterrando rios, riachos e lagoas. O resultado é um grande risco de escassez da água, esse elemento essencial às nossas vidas.


2. Se a temperatura do planeta está se modificando sem que saibamos exatamente onde vai parar, a tendência é que as culturas agrícolas sejam cada vez mais dependentes de defensivos e fertilizantes químicos ou até mesmo sejam completamente inviabilizadas, ampliando o risco de escassez de alimentos e/ou de envenenamento por agroTÓXICOS.


3. Se a temperatura do planeta está se modificando sem que saibamos exatamente onde vai parar, a tendência é que a temperatura ambiente (principalmente nas cidades) fique cada vez mais intolerável (para mais quente em algumas áreas e para mais frio em outras), comprometendo inclusive nossa capacidade de ir e vir confortavelmente pelas ruas e em alguns casos até de respirar. Isso também comprometerá de maneira severa nossas habitações. Seremos obrigados a adaptar ou adquirir produtos para sobreviver dentro de casa.


Agora vamos falar de amor:


Diante de tudo o que foi dito, é preciso entender que:

1. sem boas condições de vida nas cidades (ar limpo e temperatura amena);

2. sem garantias sobre disponibilidade e qualidade de água e alimentos com riscos de saúde associados; e

3. sem o direito de ir e vir confortavelmente (do ponto de vista térmico) encontrar pessoas;


nos tornaremos cada vez mais solitários e isolados em nossos abrigos e cada vez mais dependentes de relações virtuais e de consumo de COISAS (agora sim sem aspas), as quais serão adquiridas para preencher esse imenso vazio que somente as relações afetivas são capazes de amenizar.


Então, se a imagem de uma tartaruga marinha morta não te faz pensar em praticar a sustentabilidade; ou se a imagem de uma floresta incendiando não te faz pensar em todas as vidas perdidas ali, talvez, entendendo que você não está apartado da natureza e sua própria vida depende do bom funcionamento de todo esse grande sistema planetário você possa finalmente compreender que lutar pela SUSTENTABILIDADE é antes de tudo, lutar pela manutenção da VIDA.


Dito isso, concluo deixando a seguinte pergunta: você tem ou não a ver com a sustentabilidade planetária?


Reconecte-se!


* ECOALFABETIZAÇÃO: Conceito criado por Fritjof Capra para nos alertar que precisamos entender como a natureza vive e funciona para que sejamos capazes de criar uma sociedade efetivamente sustentável.


Maya, M. H.

Autora do Livro Sustentabilidade 4.0

Dra. em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Ecoalfabetizadora e Artista


Siga-me nas redes: @maya.ambiental


headsite_edited.jpg
rainha2_edited_edited.png

Sustentabilidade 4.0

Palestra

Estratégias da natureza para Educação, Inovação, Comunicação e Governança

bottom of page