top of page

MAGDA MAYA

sustentabilidade.com.ciência

GFF_3321_edited.jpg

Magda Helena Maya

Dra. em Desenvolvimento e Meio Ambiente 

Escritora | Palestrante | Educadora |
Divulgadora Científica | Creator Linkedin

Fundadora da Escola de Sustentabilidade 4.0

 

RECEBA POR E-MAIL

ÚLTIMAS UNIDADES

SIGA-ME NAS REDES

Em 2020 a Sustentabilidade vai ser 4.0



Depois de um tempinho de "férias da escrita" retorno com esse texto pra compartilhar com vocês o que minha intuição anda me dizendo: em 2020 testemunharemos uma considerável virada de mindset rumo a uma verdadeira sustentabilidade (a qual eu apelidei carinhosamente de Sustentabilidade 4.0).


Não devemos mais ignorar o fato de que a sustentabilidade - e especialmente as preocupações com a qualidade ambiental - já está fazendo parte do cotidiano de cada vez mais pessoas, seja nas práticas individuais, seja por meio do volume de informações veiculadas pelas mídias, seja na conduta empresarial e assim por diante.


Entendo ser oportuno também que aqueles mais engajados com a temática em si (profissionais, ambientalistas, ativistas, etc), se ocupem em aprofundar seus discursos e ampliarem suas práticas para demonstrarem que a sustentabilidade não é "apenas separar o lixo de casa" ou "morrer de pena quando cortam uma árvore".


Precisamos ajudar as pessoas a compreenderem que SUSTENTABILIDADE tem a ver com a VIDA em toda a sua manifestação. Ou seja, precisamos reaprender a viver de forma autossustentável.


Você concorda que poucos irão se preocupar com a sujeiras nas ruas; com a tartaruga morta por um plástico; ou até mesmo com os grandes incêndios nas florestas, se elas estiverem ocupadas demais para lembrarem do valor da vida (inclusive da sua própria)?


Arrisco então a dizer que sustentabilidade é antes de tudo um estado de espírito! E é esse estado de espírito que venho observando em muitas pessoas por onde ando (e olhe que eu ando muito viu?).


Embora a grande mídia ainda dê preferência por noticiar tragédias, desastres ambientais e retrocessos em normas e políticas, podemos observar o grande movimento que vem revolucionando o mundo rumo a Sustentabilidade, representado por: iniciativas de jovens e suas startups; discursos acertados como do Papa Francisco; pesquisas científicas cada vez mais ocupadas em buscar alternativas sustentáveis; empresas buscando incorporar a sustentabilidade em seus negócios; mudanças de hábitos de consumo de cada um de nós; dentre muitos outros exemplos que demonstram que existe sim uma chance de aprendermos a viver de maneira harmônica nesse lindo planeta.


Então se você ainda não se engajou nesse lindo movimento, fica aqui o convite: vem pra sustentabilidade porque 2020 vai ser 4.0!!!


Maya, M. H.

Sigam-me os bons: @maya.ambiental

Adquira o meu livro: Sustentabilidade 4.0

.

headsite_edited.jpg
rainha2_edited_edited.png

Sustentabilidade 4.0

Palestra

Estratégias da natureza para Educação, Inovação, Comunicação e Governança

bottom of page