RELEASE

SUSTENTABILIDADE 4.0

O novo mindset do

Desenvolvimento Sustentável

 

 

 

 

 

Em tempos difíceis para a questão ambiental em todo o mundo, a “Sustentabilidade 4.0” surge como uma proposta de novo mindset para o Desenvolvimento Sustentável. Na visão da autora do livro “Sustentabilidade 4.0”, Magda Maya, isso se faz necessário porque as demandas por Sustentabilidade são crescentes e até mesmo aqueles que hoje não estão preocupados sofrerão os impactos das mudanças que tendem a ocorrer no mercado, nas instituições, nas nossas vidas cotidianas e até no ordenamento jurídico. Para que possamos compreender de forma um pouco mais clara o tema é abordado a partir de do chamados 4Rs da “Sustentabilidade 4.0”:

• Reconexão Pessoal: para todas as pessoas que precisarão repensar os seus hábitos de consumo e descarte, respeitando os limites da natureza.

• Remodelagem empresarial: como oportunidades para novos negócios voltados para a Sustentabilidade Socioambiental, uma tendência em todo o planeta, inclusive no setor industrial que já tende à servitização.

• Representatividade Institucional: as instituições públicas deverão enfim atender aos interesses coletivos da sociedade, requerendo uma mudança de metodologias e formas de atuação.

• Renovação legal: com legislações mais garantidoras da preservação da vida em todas as suas formas.

Diante destes desafios, Magda Maya aponta possíveis saídas: novas metodologias que já despontam em nível mundial e que poderão ser amplamente desenvolvidas e difundidas por aqueles que saírem na frente na construção de cidades mais sustentáveis.

 

Dentre essas metodologias inovadoras destaca: • Biomimética • Valoração de serviços ecossistêmicos • Ecodesgin • Ecoalfabetização

A Publicação

 

O livro "Sustentabilidade 4.0" busca trazer um novo olhar sobre o Desenvolvimento Sustentável, partindo de uma abordagem complexa e voltada para a criação de um mindset 4.0, considerado como uma inovação – ou regeneração – em nossa forma de pensar e viver. O convite fundamental é trocar o questionamento individualista que diz “o que posso extrair desse mundo para me beneficiar?” por um questionamento voltado para a coletividade que diz “o que eu tenho de melhor em mim que possa oferecer para o mundo?”

 

Na visão da autora, mudar o mundo para melhor não é uma utopia, uma frase de efeito ou uma opção.

Mudar o mundo é uma missão que cada pessoa precisa reconhecer para si, ressignificando a importância das suas ações dentro da coletividade e dentro de um sistema maior chamado vida. Estrutura Na primeira parte do livro "Sustentabilidade 4.0", a autora traz um pouco da “história das coisas ambientais", para que o leitor se reconecte com a origem dos desafios ecológicos que temos enfrentado desde que "o mundo é mundo" e especialmente a partir da primeira Revolução Industrial.

 

Depois de compreender como chegamos até aqui, a autora apresenta uma análise crítica sobre o conceito de Desenvolvimento Sustentável e uma clara diferença entre a teoria e a prática, sendo esta última bem mais pautada no que ela chama de "lógica da cabeça do camundongo" (temática da segunda parte do livro). Neste ponto do livro há um convite para uma virada de chave no pensamento a partir de uma reflexão sobre a existência de muitas outras formas de viver onde não somos apenas consumidores-descartadores em série.

 

Na terceira parte do livro a autora apresenta os caminhos para uma "Sustentabilidade 4.0", onde prevalecerão uma nova mentalidade e as novas (ou nem tão novas assim) formas de enxergar e viver em harmonia com a natureza. Os caminhos são indicados como "pontos de luz", que são iniciativas (ainda) sutis que já estão ocorrendo em todo o mundo e que estão transformando o mindset de grupos humanos que já começaram a despertar para uma nova realidade (efetivamente sustentável).

Sobre a Autora

Escritora e artista desde que se entende por gente. Já escrevia em blogs quando eles ainda não eram moda. No campo profissional, graduou-se em Geografia e titulou-se doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, atuando há mais de dez anos no setor ambiental (institucional e empresarial), inicialmente como consultora individual e mais recentemente com sua empresa Geoanalysis. Também atua como professora convidada de cursos de pósgraduação.

 

Sua veia artística e criatividade são utilizadas cada vez mais para realização de Educação Ambiental por meio de instalações em eventos, assim como sua facilidade em se comunicar a tornou naturalmente uma palestrante e influenciadora sobre Sustentabilidade nas redes sociais, ou como ela mesma denomina: uma "greenfluencer".

Lançamentos agendados:

Dia 03/10 às 16h na Primavera Literária (Rio de janeiro - RJ)
Palestra e lançamento do livro
Local: Palácio do Catete

 

Dia 05/10 às 10:30h no Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade (Teresina - PI)
Palestra e lançamento do livro
Local: Centro Universitário Santo Agostinho

 

Dia 12/10 às 15h - LANÇAMENTO OFICIAL (Fortaleza - CE)
Lançamento do livro
Local: Cine Cocó - Parque do Cocó

 

Dia 28/11 às 10h - Diálogos Envolverde (São Paulo - SP)
Palestra e lançamento do livro
Local: UNIBES Cultural

P_20190725_113003_vHDR_Auto_HP_1 (1).jpg