top of page

MAGDA MAYA

sustentabilidade.com.ciência

GFF_3321_edited.jpg

Magda Helena Maya

Dra. em Desenvolvimento e Meio Ambiente 

Escritora | Palestrante | Educadora |
Divulgadora Científica | Creator Linkedin

Fundadora da Escola de Sustentabilidade 4.0

 

RECEBA POR E-MAIL

ÚLTIMAS UNIDADES

SIGA-ME NAS REDES

O maior desafio em minha carreira






Recentemente recebi um imenso desafio: escrever um livro sobre Sustentabilidade para jovens, visando uma alfabetização ecológica.


Seria simples se eu não soubesse que a Alfabetização Ecológica requer uma REESTRUTURAÇÃO do pensamento humano.


A reestruturação é imprescindível porque nosso pensamento ao longo de nossa história tem sido:


- Colonizado inicialmente por culturas europeias e seus ideais de "civilização" e atualmente pela cultura do consumismo americano (American Way of Life);

- Desnaturalizado pelos imprintings culturais que, grosso modo, são ideias preconcebidas desde sempre e que ninguém questiona; e

- "Economicizado" pelo pensamento econômico que faz todos acreditarem que suas vidas são regidas pelo mercado e não o contrário.


Agora imagine... escrever um livro que explique tudo desde o começo - o considerando a formação da Terra, passando pela transformação do mundo e chegando aos tempos atuais onde disparamos as mudanças climáticas e a sexta extinção de espécies em massa -, tomando como base uma ciência e um conhecimento clássico que também passou por tais processos.


Afinal, onde estão os verdadeiros registros de nossa história ancestral antes dos colonizadores? Qual a nossa identidade? Quem seríamos nós se não tivéssemos sido saqueados? Como trataríamos nossa natureza?


É um verdadeiro trabalho de mineração (no bom sentido) entregar as melhores informações, sem torná-las dogmas e permitindo que o pensamento crítico e sistêmico aflore, promovendo ao mesmo tempo a identificação e reconexão desses jovens com sua Casa Comum, o nosso Planeta.


Mas não para por aqui...


Além de ter todo um cuidado com o refinamento deste conteúdo, ainda há uma imensa preocupação pedagógica, uma vez que este conteúdo precisará ser trabalhado por professores que também precisarão ser ecoalfabetizados além do desafio de incorporar este conhecimento no cenário escolar atual.


Tenho consciência de que o ponto ideal dessa ecoalfabetização ainda parece bem distante, porém, este será o primeiro livro neste sentido e eu espero que ele alcance as mentes e os corações de muita gente.


Por hora o livro ainda não está disponível mas caso deseje entender um pouco mais sobre esse novo pensamento, sugiro começar com meu livro Sustentabilidade 4.0, lançado em 2019 e que está com suas últimas unidades disponíveis.


www.magdamaya.com.br/livros



Comments


headsite_edited.jpg
rainha2_edited_edited.png

Sustentabilidade 4.0

Palestra

Estratégias da natureza para Educação, Inovação, Comunicação e Governança

bottom of page